quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PENSANDO...


Hoje dei uma passadinha rápida no supermercado e o olhar arregalado da moça do caixa para a minha tosse seca habitual, trouxe-me de novo ao tema central dos dias de hoje: O VÍRUS! Me ocorreram ao longo do dia vários pensamentos que resolvi organizar aqui e dividir com vocês. Caso tenham paciência de ler até o final.

Penso que esses anos que vem por aí trazem um desafio louquíssimo para o ser humano tridimensional: A implantação proposital deste último vírus e a paranóia disseminada que, diga-se de passagem, é o que garante o êxito do lucro com essa experiência, foi uma estratégia tão acertada do ponto de vista daqueles que o desenvolveram, que daqui por diante será um Deus nos acuda, porque sabe-se lá o que poderá ser liberado pelas ruas, já que a população graciosamente entrega seu poder, hipnotizada, submissa e amedrontada, dando o Ok para essa “campanha” inusitada, inclusive considerando-se pessoas cultas e informadas. A propaganda e a “Ciência” ocuparam o lugar do discernimento próprio. Então, a partir de agora, com essa boa receptividade mundial, usando um economês fajuto, digamos que há mercado para novas doenças-em-parte-reais-em-parte-fantasmas!

Sábado à noite fomos à colação de grau da minha norinha Paula, no Clube XII. O ar condicionado foi ligado ao extremo, de modo que soprava um vento frio tão forte que chegava a movimentar meus cabelos. Sabem como é, ambiente fechado, um monte de gente e vírus é mistura que não dá boa coisa, então, o ar tem que circular. As mãos já devidamente lambuzadas de álcool-gel logo na entrada: a bela e sorridente recepcionista “politicamente correta” garantiu que todos ficassem “protegidos” e recebessem um papel com as instruções de contágio, sabem como é, nosso cérebro decora rápido e faz tudo direitinho depois. Não pude deixar de pensar em como sobrevivemos até hoje às gripes anteriores, posto que não dizem, mas agem como se fôssemos seres indefesos, vazados, permeáveis, campo fértil para o desenvolvimento de todo tipo de “bichos” invasores, sobre os quais naturalmente perderemos o controle, e seremos tomados, infestados, pesteados, e finalmente morreremos assim, sem mais nem menos, de uma hora para outra, nós que borramos de medo de morrer, mesmo com aquela capa bonita de espiritualistas, reincarnacionistas e uscambáu a quatro! E depois, com aquele clima antártico dentro do clube, quem sabe não estaríamos sujeitos aos males “menores”, como uma gripe comum mesmo, cuja taxa de mortalidade é considerada bem maior, ou a um belo torcicolo, em função do “vento perverso” entrando de revesgueio em nossos pescoços, vampirizando nossos corpos encolhidos!

Nós criamos nossa realidade, individual e grupalmente. Senhor, o que estamos criando?!

Como criamos nossa realidade? Através do tipo de pensamento que predomina em nossa cabeça no rame rame do dia a dia. Não é aquela coisinha maravilhosa e cor de rosa que sonhamos um dia ser, que até sabemos que precisamos desenvolver e que acabamos colocando de fachada pra inglês ver. É aquilo que está lá, no segredo de nossas cabeças, remoendo para frente e para trás. Como diz aquele carinha, pensamentos materializam-se, escolha os melhores! Esses pensamentos mais comuns e mais persistentes quando embalados por emoções fortes, sofrem um impulso, ficam poderosos, chamam outros pensamentos semelhantes, começamos a nos lembrar de vários outros episódios similares, as coisas vão se aglutinando umas às outras, umas vão justificando, reafirmando, validando as outras, até se transformarem em sólidas crenças. A emoção mais especial de todas para criar crenças negativas poderosas e duradouras é o MEDO! Faça o fulaninho ter medo e ele estará de joelhos, na tua mão! Basta olhar em torno e o que vemos hoje, agora, é a vibração do medo se espalhando.

Mas por que chegamos a esse ponto de ter tanto medo assim? Porque quando concordamos em vir para a Terra fazer esta experiência que, entre tantas outras coisas “também” é física, concordamos que haveria em nós uma entidade de nome “ego” que serviria de intermediária nas lidas com o plano físico, tipo um administrador do condomínio. O ego permite que a gente se torne um eu separado, diferente do nosso vizinho. Nossa entidade total corresponde a todo esse condomínio que o ego visa administrar, o próprio ego em si, e mais áreas e benfeitorias adjacentes que escapam a vista à olho nú. Esse conjunto tem um núcleo central, agregador, que mantém e emite a energia necessária para que o condomínio tenha êxito. Esse núcleo é uma espécie de coração, uma fonte cuja natureza é feita de uma mistura de PODER, AMOR, SABEDORIA e CRIATIVIDADE, que conhece o script que cada um de nós como personagem vai desenvolver e ao mesmo tempo conhece a SI MESMA. Esse núcleo central é o chamado Eu Superior. Ego, é o nome do síndico, do “cara” que cuida de negociar as coisas no tempo e no espaço, de preferência orientado pelo Eu Superior. Mas o ego, com o tempo, foi se adonando do pedaço. Alguém disse que é como se o dono da casa tivesse feito uma viagem muito longa e o mordomo começou a se acostumar a dar as ordens, virou um feitor de escravos, comandando a torto e a direito a criadagem! Meteu-se até a cabeça na tridimensionalidade e agora sente o maior arrepio ao pensar que possa haver algo mais abrangente do que ele, “lá dentro”. Tem medo de perder o comando, de ser absorvido ou dissolvido no Eu Maior. Tem medo e compete com os vizinhos dos quais se diferenciou, tentando manter-se no controle. Claro, o Ego é inteligente! Com “o tempo” ele se dá conta, torna-se consciente de outros conteúdos e entrega os pontos, mas bota tempo nisso! Acontece que, enquanto isso, quando nos mantemos longe dessa fonte, desse gerador, desse núcleo, longe de Deus, Alma, Espírito, O Criador - o nome que você achar mais simpático - não temos poder algum, não temos visão, vivemos daquilo que o cérebro acumulou, classificou como experiência e de algumas associações lógicas feitas a partir daí, um monte de crendices sem pé nem cabeça, sujeitas, em sua grande maioria, à moda da época, por falta de referenciais maiores. Fazemos um monte de afirmações sobre A VERDADE na busca de segurança e de alguma sanidade, e nem nos damos conta que estamos apenas falando de uma mera versão da realidade que hoje conseguimos enxergar, e que, na verdade, poderemos vir a descartar daqui a pouco, como já fizemos com quase tudo que já nos foi caro!

Sem contato com A FONTE, temos a maior sensação de fragilidade quando as coisas apertam! Como fantoches esquecidos num canto, precisamos DAQUELAS MÃOS que nos imprimem sentido, graça, energia, e movimento. E facilmente entregamos nosso poder a outro tipo de mãos, manipuladoras, na falta das originais. Então, vem a estória do vírus. É um tal de rezar e pedir socorro pra Deus, pra algo poderoso que vive 'lá fora', e que nós já nem sabemos se ouvirá, se virá! E como pressentimos a desconexão, revivemos histórias de pecado e culpa: fizemos novamente algo errado e não somos de certo merecedores. Queremos algo que nos salve! Mas o louco nisso tudo é que nós já nascemos salvos! Nós não somos seres humanos que também, por acaso, têm um Deus lá no fundo, escondido em algum subterrâneo complicado. Somos Deus, Fonte, Eu superior, o nome que você quiser, por favor, que está vestindo esse corpo neste momento, corpo, aliás, que em essência é incorruptível, “fabricado” pelo próprio “dono” com a mais perfeita mestria, sem qualquer defeito ou engano, feito da mesma substância, mesmo material de que ELE próprio é constituído. Nisso reside nossa inviolabilidade!

Nisso reside nossa inviolabilidade, na silenciosa união com a Fonte. Através dessa união, compartilhamos a mesma visão, o mesmo conhecimento, a mesma sabedoria, o mesmo poder, a mesma criatividade, o mesmo amor desse EU PROFUNDO. Nós até gostamos do slogan, dizemos bem na ponta da língua que 'Deus e eu somos Um'. Só que, na prática, temos nos identificado com o ego, tomamos o síndico como amante, nos dissociamos da Fonte, nos tornamos lineares e práticos, cheios de regrinhas absurdas de certos e errados, pecados, raiva, culpa e medo. Muito metidos à besta, falamos direto abobrinhas, julgamos tudo e todos , acreditamos na ciência acima de tudo (eu falei ciência com letra minúscula) e entregamos às 'autoridades' nosso poder, pois já não mantemos contato com a autoridade em nós mesmos. Se vivenciássemos por um segundo a União com Aquilo Que Nos Anima e segurássemos o estado alcançado, se tocássemos e sustentássemos essa energia por algum 'tempo', estaríamos blindados, invioláveis, sintonizados em uma freqüência que por ressonância não teria como albergar disparates dessa categoria! Mas, estamos fazendo essa experiência cega, não é mesmo?

É uma experiência cega. Vou parar de usar um pouco a palavra Deus senão vão me chamar de carola! Vou falar de neurociência, porque daí, dou um “time” (tempo, em inglês, viu gente?!), dou uma volta, mas não tem importância, não perco o fio, e acabo até ficando mais chique. Por falar nisso, vale lembrar que os tomógrafos hoje já registram um ponto no cérebro que se acende quando experimentamos estados meditativos de devoção, contemplação e fé, não importando se o “objeto” daquela devoção é Buda, Jesus, Krishna, Santa Terezinha, o EU, a Fonte, a Alma, Alá, Yaveh, enfim, só importa o estado de conexão.

Em estudos atuais, cientistas chegaram à conclusão que o Hipocampo, região do cérebro que parece ser da maior importância para a memória, parece também estar associado com a imaginação. Para criar uma antecipação do futuro, o imaginador rememora fatos semelhantes vivenciados por ele no passado, relatos de amigos, parentes, livros, filmes, busca a tonalidade emocional mais adequada e, a partir de alguns fatos, novos dados oferecidos e partes dessas lembranças, antecipa a criação de uma situação futura. Nesse momento, observando-se com tomógrafo, o hipocampo parece se comportar de forma muito semelhante quando se trata meramente de relembrar um fato acontecido, e quando estamos criando, imaginando, antecipando de uma situação futura. A imaginação, à princípio, parte sempre da memória de alguns dados reconhecíveis, familiares, em cima dos quais se acrescenta, se desenvolve, se constrói outros encaminhamentos recheados de emoções.

No caso dessa gripe, todos os meios de comunicação tem divulgado sistematicamente informações vagas de sintomas que todas as pessoas encarnadas podem associar a algo que elas já experienciaram em seu passado ou no passado de familiares e amigos. As notícias são contraditórias, tipo, a gripe apresenta baixa mortalidade, a população deve se manter tranqüila, mas todos devem se desinfetar várias vezes ao dia, sempre após tocar em corrimãos e maçanetas de portas, as escolas fecham as portas, bares, restaurantes, igrejas e todos os locais fechados onde pessoas são reunidas passam a ser controlados por autoridades sanitárias. Pessoas usam máscaras em aeroportos e ambulatórios, todos os meios de comunicação fazem boletins sobre a contagem dos infectados e mortos em cada estado do país, em todos os países. Nada foi divulgado desta forma, antes, sobre quaisquer doenças que costumeira e comprovadamente matam aos montes em toda parte e nunca se tomou esse tipo de providências radicais. Os sintomas são confusos, diagnósticos demorados e os chamados grupos de risco, cambiantes. As mulheres grávidas passam a ser consideradas grupo de risco e os escritórios preferem que elas não compareçam ao trabalho e se mantenham em casa para evitar o contágio, e possível morte da mãe e do feto. Toda mulher grávida que por ventura morre tem o corpo avaliado para descobrirem se a morte foi causada pelo vírus. As mulheres estão todas estarrecidas, inclusive muitos profissionais da saúde também, pois os meios de comunicação passam a divulgar que mulheres grávidas tem sistema imunológico extremamente frágil, quando sempre se soube que a gravidez é um momento de grande vitalidade e proteção, pois da manutenção da gravidez depende a continuidade da espécie, e se as fêmeas fossem assim tão suscetíveis como agora se passa a afirmar, a humanidade seria dizimada com muita facilidade, coisa que o excesso populacional atual contraria, inclusive em países 'avaliados' como miseráveis.

Dizíamos que os sintomas da gripe divulgados são todos extremamente comuns, aplicando-se a inúmeras formas de doenças e mal estares amplamente conhecidos de todos. Assim sendo, em função da propaganda, quando uma pessoa começa a sentir algo semelhante, incitado pelo medo do desconhecido, medo esse magistralmente manipulado pelos meios de comunicação que insistem em afirmar que, ao menor sintoma, as pessoas devem correr e buscar ajuda imediata, embora vejam, essa gripe seja de baixíssima mortalidade, seu cérebro começa a estabelecer relação entre esses dados com estados já vivenciados anteriormente, tece o ambiente desvitalizado da falta, os fios necessários para o estabelecimento da doença, antecipando o futuro, na verdade forjando-o ao imaginar o pior. Sabe-se, quando se estuda psicoimunologia, que estados de paranóia, medo e pânico não favorecem a uma boa saúde imunológica. A positividade e a confiança aliadas a práticas simples e saudáveis mantém o indivíduo mais apto a lidar com possíveis epidemias.

Vejam, nossa inviolabilidade está associada a uma freqüência vibratória que tem como característica visível a paz, a tranquilidade, a confiança positiva, a alegria de estarmos vivos nesta linda Terra. Nada nos persegue, somos todos irmãos. A vida materializada é toda proveniente de uma mesma fonte criadora, imaculada e sã. Esse estado de espírito é conseguido através do contato com nosso centro, nossa alma, nossa fonte de vitalidade e poder. Não estamos separados desse núcleo, precisamos de fato reassumir essa ligação. Quando isso se dá, quando mantemos um foco estável nesse centro consciente e somos por ele permeados, o tipo de pensamentos/sentimentos predominantes em nossas cabeças, em nosso “campo”, é construtivo, afirmativo, amoroso, saudável e inclusivo. A vida plasmada a partir de tais pensamentos/sentimentos tem natureza semelhante aos pensamentos/sentimentos que lhe deram origem.

Quando tomamos consciência de que esse vírus foi introduzido de maneira duvidosa, visando lucro, inclusive cujo medicamento único proposto e comprado avidamente pelos governos de todas as nações está associado a uma figura política também igualmente duvidosa, temos tendência a reagir contra o uso desse medicamento “oficial”. Então passamos a usar a internet divulgando vídeos de médicos de várias nacionalidades delatando os conluios e sincronicidades sinistras, divulgamos na rede remédios caseiros, homeopáticos, fitoterápicos, ortomoleculares, psicológicos, espirituais, enfim, continuamos a vibrar o assunto gripe, mantendo o foco na doença e não na saúde, criando ainda mais movimento pró-vírus dentro de nós mesmos e em nossos grupos. Continua a predominar em nós o mesmo pensamento/sentimento de que temos que nos defender do inimigo maléfico, de que somos frágeis, infectáveis, de que estamos, enfim, desconectados da FONTE. Só que agora o medo está travestido, escondido por trás de rótulos que apreciamos, tais como, homeopático, fitoterápico, orgânico, saudável, ecológico, caseiro, receita da vovó... Não saímos do mesmo ponto, percebem? O medo continua lá! E portanto, continuamos a criar mais situações amedrontadoras das quais teremos que nos proteger com tamiflus da vida ou alternativos/complementares! Nós criamos em nossas vidas o que predomina em nosso campo. Se predomina a crença em nossa desproteção e fragilidade, nos sentiremos cada vez mais contamináveis e estaremos sujeitos à tudo.

Estou aqui nesta Terra, nesta experiência, que nem vocês. Tenho tentado me observar e observar o meio. Pensei que seria positivo compartilhar esses pensamentos e quem sabe vamos desmanchando esse muro que nos separa de nós mesmos, de nosso Real Ser.

Beijo,
Maria Helena

5 comentários:

Rodrigo Piva disse...

O texto é maravilhoso e extremamente lúcido. Isso me faz lembrar o livro/filme ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA... Que bom ter uma amiga sempre disposta a nos abrir os olhos... Beijo grande e sucesso no blog. Rodrigo

Kristine Kneipp Piva disse...

Maria Helena, adorei o teu livro, adoro a maneira e a fluidez com que vc escreve... estava ávida por encontrar os teus ensaios no blog. Bjs Kristine

Ro Folchini disse...

Pois é gente!
Este assunto toca todos os lados do nosso desenvolvimento planetario. Ou atravessamos estes muros dos medos, ou ficamos parados nas esquinas... O que podemos fazer para ajudar nosso meio? De onde viemos ao que somos hoje, muito se viu de evolucao cintifica e cultural. Mas, espiritualmente, parece pouco ainda a consciencia de grupo. Em "Brincando nos Campos do Senhor", nos somos aqueles que levamos a gripe da morte para os indios, seres tao fortes! Vamos deixar o medo nos atravessar e morreremos de que? Medo e paranoia. Concordo com voce, Maria Helena, se sabiamos curar nossas gripinhas antes, nao ha mal que nos padeça agora. Precisamos tirar liçoes destas paranoias e buscar na Fonte a nossa segurança e cuidar bem deste espaço sagrado que é nosso corpo espiritual. Amor e Saude! Ro

Maria Helena Ferraz disse...

Sabe, Rodrigo, nós precisamos de mais silêncio. Temos vivido que nem baratas tontas, trânsito, supermercados, pagamento de contas, telemarketings da vida, só para manter o dia a dia funcionando. Isso só nos mantem sobrevivendo, a criatividade rasteira. O cérebro esquerdo à mil, repetindo rotinas. Apesar da louca correria, nada de novo acontece, e até por isso, nos anestesiamos mais um pouco para não lidarmos com esse sofrimento. É complicado viver assim tão fora da casinha! A Alma tem outro rítmo, gosta de outros cheiros, outras cores, outras músicas, você sabe. Então precisamos nos voltar para o essencial. O essencial é bonito. É lúcido, é simples, natural, orgânico, tudo de bom. Parece que nessas pausas é que de fato conseguimos ver. E há muito que ser visto! E quando essas janelas do espírito se abrem, entramos em outro tipo de velocidade. A velocidade da LUZ!
Beijo,
Maria Helena

Berê disse...

Oi!
Estava aqui lendo esse artigo e imediatamente me veio a cabeça um problema meu de saúde.
Tenho a "síndrome da cimitarra", com destro posição do coração ,que lesa o pulmão e atinge o coração com doenças sérias. Poucos sobrevivem a essa síndrome pq é raríssima e na maioria dos casos é necessário uma cirurgia no pulmão e coração, que quase nunca tem sucesso devido ao pouco conhecimento da má formação fetal.
Me criei à beira de um mar lindíssimo em Cabo Frio e desde que me lembro, minha brincadeira favorita era pegar apnéia . Até hoje, com 65 anos, gosto de ficar debaixo d'água testando o fôlego.
Com isso, desenvolvi os pulmões e minha capacidade respiratória é excelente. Nada no coração...a não ser ser do outro lado.
Hoje em dia, vejo que minha alma sabia que para sobreviver e ser saudável , era necessário nascer praticamente dentro do mar e praticar o fôlego com tanto entusiasmo.
Graças a Deus, a minha criança era obediente e seguiu a voz da intuição à risca.
Em nossa inocência e pureza infantis, talvez sejamos menos frágeis, menos desprotegidos, ligados enfim, na FONTE da qual viemos e fazemos parte.
Beijos