quinta-feira, 18 de setembro de 2014

MOSAICO - CAIXA DO I CHING - O PONTO DE MUTAÇÃO

Trabalho feito em 2011, em Pastilhas de Madrepérolas verdadeiras, pastilhas Murano. O círculo é de vidro vinho com florezinhas brancas e a  borda dourada. Esse vidro era de uma cumbuca para se comer gelatina, lembrança da minha infância, ou seja, com mais de cinquenta anos. Eu havia oferecido ao João a cumbuca, cheia de pitangas de nossa pitangueira do jardim da casa. Ele, jogando no Play III, ao levantar-se, ela caiu e quebrou se. Encontrei os cacos sobre a pia. Ao invés de chorar as pitangas, vi que aquilo era simplesmente perfeito para este mosaico em andamento. A cumbuca que eu chamava de "minha herança", que minha mãe, ao se desfazer de suas coisas me enviou, por lembrar do quanto eu gostava dela na infância, dizendo que era uma cumbuca de princesa, ficou aí imortalizada.

 Até agora aprendi com este trabalho que a madrepérola é super, super dura, e as torquezes basicamente não dão conta dela. Mas pode ser belíssimamente trabalhada pelo esmeril ou o micro-motor! Já as pastilhas de murano, quebram-se em contato com o esmeril, ou perdem lascas preciosas e/ou a película de brilho. Cada dia é um novo dia e sinto enorme gratidão por estar aprendendo!











Nenhum comentário: